Seja bem-vinde a mais um texto da newsletter Ovelha Azul - um reflexo (praticamente) quinzenal das vozes da minha cabeça.
Existe um acontecimento cósmico inescapável para os adultos que se aproximam e ultrapassam os trinta anos, que é a sensação de que quase todos os seus amigos estão em crise generalizada. Os que estão fazendo dinheiro já tiveram um burnout, os que estão fazendo o que amam também já tiveram um burnout mas sem muita grana para tratamento, a maioria não encontrou satisfação pessoal e não sabe direito quem é além da profissão, muitos estão se perguntando se dá tempo de mudar de carreira, ou de relacionamento, de corpo, de vida. Fala-se de prestar concurso. Quem não tem filhos está começando a se questionar se realmente quer, se é tarde demais, e quem tem filhos está se perguntando se irão sobreviver a ser pai/mãe e fazer parte do mercado de trabalho ao mesmo tempo.
Talvez seja o lobo frontal formado, talvez sejam os anos no mercado de trabalho, quem sabe? As risadas de nervoso que você escuta depois de perguntar “e aí, como você tá?” bastam para pintar o cenário. Essa bagunça é um evento canônico patrocinado por altas expetativas na juventude, a velocidade da informação, um mercado de trabalho horrível, um custo de vida insustentável e um meio ambiente em colapso.
No entanto, para os olhos atentos, surge um padrão no meio do caos. Você começa a notar que seus grupos de amigos se tornaram um antro de novos hábitos: novo vício em academia, nova espiritualidade, novo hobby, novo botox, novo uso de ozempic, nova lágrima que brota nos olhos. Às vezes até algo mais radical, como uma nova profissão ou cidade. O processo vem à público altamente documentado, com fotos de antes e depois ou textões sobre o momento de transição. Não é surpreendente, já que acompanhada da crise vem o desejo pela Mudança de Vida™ - quem sofre pro presente sonha com um futuro diferente.
Me fascina tanto o desejo individual por mudança, que parece uníssono, quanto o hábito de alardear sobre a nova vida. No espírito de aproveitar essa #oportunidade de conteúdo que é a espiral existencial do pós-jovem, trago não uma análise, mas um guia para a tão sonhada Mudança de Vida™! Você está em crise existencial e repensando todas as suas escolhas?? Não tema, pois a Ovelha Azul fala de sociedade, cultura, internet e contemporaneidade, mas está aqui sobretudo para ajudar. Pessoas pós trinta anos, esse momento é nosso!
Etapa 1: Diagnóstico
Bom, o chamado para “mudar de vida” - assim mesmo, bem vago - começa como um murmúrio baixo nas profundezas da imaginação e vai ganhando volume com a frustração que se mistura com a comparação compulsiva promovida pelas redes: não sei quem foi morar em Caraíva, fulana largou tudo e foi pra Índia virar yogi, beltrano tá tendo filho olha que família linda, ciclane tá numa casa surreal como que essa pessoa paga por isso sendo redator de agência???
E eu tô aqui, assim??
Para te ajudar a entender se o que você realmente precisa é uma MUDANÇA DE VIDA™, por favor considere a lista abaixo e marque todas as alternativas que se aplicam a você:
( ) Ver conhecidos distantes em fotos felizes nas redes sociais te faz sentir mal
( ) Você entrou na sua atual carreira por pressão externa na juventude
( ) Você entrou na sua atual carreira por paixão, mas agora tem mais ódio do que qualquer outra coisa
( ) Independente da sua carreira, você fantasia frequentemente com a Mega Sena
( ) Você fala “Nossa mas já é [dia da semana/mês/ano]????? Passou tão rápido!” com muita frequência
( ) O vazio existencial já faz parte do seu dia a dia
( ) Domingos te deprimem de maneira inexplicável
( ) Tem fadiga constante
( ) Tem questões financeiras (entenda como quiser)
( ) Considerou tentar a sorte em bet ou tigrinho
Se você marcou dois ou mais pontos, você pode considerar a Mudança de Vida™ como uma boa solução e seguir com o manual. Se você marcou menos, pode continuar a ler como um exercício de empatia por aqueles que não estão tão bem quanto você.
Etapa 2: Cheque os sinais vitais
Eu não sou profissional de saúde, mas por motivos jurídicos sou obrigada a citar que se você está com o corpo em colapso, será difícil colocar a vida nos eixos. Quem sabe a sua Mudança de Vida™ não é um simples ajuste que te leve a uma rotina mais saudável???
Segue a lista para checagem:
Água: está bebendo no mínimo dois litro por dia??? (pura. a água tem que ser pura)
Movimento: eu sinto muitíssimo mas preciso informar que exercícios impactam sim o seu bem estar… desculpe.
Sua alimentação é algo que orgulharia a Rita Lobo ou está mais para fazer o Drauzio Varella chorar?
Dormir menos de seis horas por dia, infelizmente, não é viável no longo prazo.
Sol. Vitamina D e coisa e tal. É sério.
Convívio social…. eu sei, eu sei!! mas o ser humano é um bicho social…. desculpa de novo.
Menos tempo de tela…. EU SEI EU SEI EU SEI ela te conforta como uma mãe, mas nem tudo que reluz é ouro.
Se as suas respostas deixariam um profissional de saúde preocupado, talvez seja aqui que a sua Mudança de Vida™ se encaixa. As opções são diversas: começar musculação e documentar o antes e depois, corrida de rua, yoga, crossfit, vegetarianismo, dieta keto… e o bom é que são todas opções bem compartilháveis nas redes, vindo com o bônus de expandir sua identidade para além da sua profissão. Sua Mudança™ pode começar aqui!
Se os resultados foram preocupantes mas a realidade te impede de mudar - falta de tempo, dinheiro, natureza do trabalho -, não tema. Seguimos para a próxima etapa.
Etapa 3: Identifique o problema
Ok, talvez os sinais vitais estejam repletos de problemas, mas eles não são a causa raíz da sua necessidade de mudança. Para uma Mudança de Vida™ efetiva, é preciso de um diagnóstico certeiro e uma movimentação estratégica.
Para isso, vamos recorrer a um exercício delicioso, frequente em conversas de coaches, livros de autoajuda e alguns tipos de terapia: a mandala de vida. Você vai dividir a sua vida em oito dimensões, da sua escolha. Pode incluir mas não limitado à: profissional, social, amoroso, sono, humor, hobbies…. o céu é o limite. Ou melhor, oito dimensões são o limite.
Você vai avaliar as dimensões no template abaixo, copiado do Cuidando dos Mestres (que definitivamente não o inventaram, mas eu não vou pesquisar a origem. Acho que eu o vi a primeira vez no Caminho do Artista). Cada ponta é um assunto que você quer avaliar, e você deve marcar a nota correspondente a ele.
Eu preenchi hipoteticamente, porque não sou nada senão didática. A ideia é que tudo que esteja muito abaixo se torne um ponto de alerta, uma possível pista para que você conduza a sua Mudança de Vida™ de forma cirúrgica.
Nesse exemplo, seria legal eu me atentar ao profissional, dinheiro, sono e sei lá vibes. Munida dessas informações, decido a área foco para a quarta etapa deste guia. Importante ter em mente que às vezes tudo será horrível, e aí vem de você o dicernimento de descobrir qual das coisas horríveis é a raíz do resto.
Legal levar em consideração a sua lista de sinais vitais - quem sabe te ajuda a cercar o problema principal.
Etapa 4: Elabore os milhões de planos
Esse é o nosso momento favorito: sonhar. Sonhe com milhões de possibilidades, anote todas, pense em caminhos possíveis, grandes ou pequenos. Será que é um divórcio? Ou um concurso? Uma pós em marketing digital? Pintar o cabelo? Um mestrado para voltar para a segurança da validação acadêmica? Uma segunda graduação? Começar um curso de cerâmica? Baixar o tinder? Fazer uma tatuagem? Sair da cidade? Gastar o réu primário??
O céu é o limite. Anote absolutamente tudo, acompanhado de caminhos possíveis para a realização.
Etapa 5: Reconsidere os milhões de planos em luz da realidade
Neste momento, você vai respirar fundo e avaliar tanto a matriz da etapa 3 quanto a lista da etapa 4 à luz da realidade. Se você faz alguma forma de terapia, poderá contar com a ajuda de profissionais para confrontar todos os seus planos com a vida real: qual deles irá sobreviver?
Talvez seu sonho elaborado de recomeçar a vida como um fazendeiro autosustentável seja difícil com a sua dívida no nubank ou seus dois filhos. Talvez mudar para Holanda seja complicado sem cidadania. “Nascer de novo” também parece complexo, a não ser que você tenha acesso às soluções d’A Substância.
Essa etapa é dura, porque a realidade é dura. O que quer que reste na lista é a sua Mudança de Vida™ possível. Tudo bem se for o curso de cerâmica, pintar o cabelo, praticar meditação ou começar uma newsletter. Nem todos temos a chance de fazer algo radical - e a maioria dos seus convivas está no mesmo barco, não se preocupe.
Etapa 6: Reconsidere os milhões de planos possíveis em luz da precarização do trabalho promovida pela ascenção das Inteligências Artificiais
Essa etapa está aqui única e exclusivamente para lembrar que ninguém está a salvo!!!! Tenha isso mapeado em sua lista de planos
Etapa 7: Mude
Diagnóstico feito, planos elaborados e confrontados com a realidade, nos resta apenas o grande momento - implemente a sua Mudança™! Essa etapa vai precisar dos seus ajustes pessoais de acordo com o que você escolheu: é melhor ir em etapas, ou de uma vez? É uma trilha de longo prazo para mudar de cidade e recomeçar a faculdade, ou depende apenas de uma pesquisa no SESC para buscar os cursos de artesanato mais acessíveis? Quem vai saber responder essas perguntas é você. O essencial aqui é começar a sua Mudança de Vida™, sem olhar pra trás.
Se possível, documente o máximo possível do processo. Isso será essencial para o passo 8, abaixo.
Etapa 8: Espalhe por aí
Uma das principais questões da Mudança de Vida™ é poder compartilhá-la com amigos íntimos e conhecidos distantes sem nenhuma distinção, via redes sociais e conversa de bar. Descrições detalhadas sobre como começar a correr/meditar/curso de marketing/parar de beber/trocar de carreira te tornou uma nova pessoa é importantíssimo para consolidar essa Mudança™ como parte de quem você é. Mais sucesso ainda se você conseguir converter alguém para a sua nova prática!
Se parte do seu plano consiste em reduzir presença online e consumo de informação, a missão se torna mais difícil, mas não impossível. Posts com textão gigantesco, que apesar de espaçados deixam claro seu apreço pela nova vida offline. Reforço de guerrilha na pregação presencial. Você consegue, eu tenho certeza! As pessoas precisam saber, afinal, se uma árvore muda de vida no meio da floresta e ninguém ouviu, ela de fato mudou mesmo?
O objetivo final é ser conhecido como fulano, aquele que Mudou de Vida™ de tal jeito.
Você chegou ao fim do manual, parabéns!!! Não oferecemos garantia de imunidade a crises, mas a boa notícia é que esse guia pode ser reutilizado sem limite nenhum!!1!1
Espero ter ajudado. O poder agora está nas suas mãos, sinta-se empoderado - esse senso de individualidade e autorreferência é parte da sua crise mas também pode ser parte da solução!
Afinal, quem não tem essa melancolia permanente adquirida em torno dos seus vinte e muitos anos precisa ser submetido a uma bateria de exames e estudos. Talvez haja uma cura que pode ser sintetizada e distribuida a partir disso, quem sabe? Se essa cura for privilégio financeiro, a boa notícia é que se organizar direitinho dá pra distribuir isso também. Alguém devia dar uma olhada nisso. Talvez tenham questões sistêmicas e coletivas que se disfarçam de individuais? Talvez tenham grupos e identidades mais afetados pelas crises contemporâneas do que outros??? não sei.
Como não posso mudar o mundo, te ofereço apenas esse manual, para uso sem moderação! Faz parte da minha Mudança de Vida™ mudar a sua também.
Ovelha recomenda
Dakota Cates cria artes cômicas e mágicas em partes iguais sob o codinome @wizardofbarge!
Assisti A Substância (2024). Um body horror moderadamente gore - não vai ser o mais agradável pra todos - mas achei bem feito na maior parte! Recomendaria ver no cinema.
Descobri Sofia Isella no TikTok e estou obcecada pelas músicas Doll People e Everybody supports women
Li A outra filha da Annie Ernaux. Carta dela para a irmã que morreu aos seis anos e ela nunca conheceu - pedrada.
Textos que me pegaram essa semana:
E só pra não esquecer…
Meu livro de contos, Museu das Pequenas Falhas de Caráter, está à venda na editora Mondru!
Quer me seguir por aí?
Xwitter - @essabiamesmo
Instagram - @essabiamesmo
Medium - @essabiamesmo
Meus textos na Delirium Nerd
Labirintos Digitais, falando sobre internet
eu amei muito esse guia. ri bastante kkkk
Admiro seu guia. Parabéns